L2 Midia | Marketing sob medida 8 Passos para lançar um novo produto
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8 Passos para lançar um novo produto

Não basta criar um produto brilhante e inovador se ninguém comprar. Para sua ideia ter sucesso é preciso criatividade, inovação e muito planejamento. Confira nossas dicas abaixo:

1. Planejamento de Marketing
Ter uma empresa de marketing que te ajude em todo o processo inicial para criação do seu produto é essencial. Além de criar uma marca forte e competitiva um especialista pode ajudá-lo a criar um plano de marketing sólido e eficiente que te ajudará a alcançar seu público-alvo, determinar as melhores formas de publicidade e alcançar o sucesso do seu produto.

2. Regulamentação
Consulte as normas técnicas e órgãos de regulamentação para garantir a confiabilidade e segurança do seu produto. Não se esqueça de acrescentar as informações necessárias nas embalagens e rótulos como data de validade, modo de usar, componentes, ingredientes e precauções de segurança etc.

3. Pesquise o mercado e a concorrência
Defina o público alvo para o seu produto e pesquise as preferências e necessidades deste público. Você pode obter essas informações pessoalmente ou com enquetes e questionários na Internet, principalmente nas redes sociais. Você vai se surpreender em como essas informações podem ajudar a melhorar seu produto e evitar muitos problemas. Pesquise também a concorrência e produtos similares no mercado e garanta que o seu produto tenha um diferencial.

4. Design atraente
Além de uma logomarca marcante, seu produto precisará de uma embalagem que o destaque no ponto de venda e seja agradável ao consumidor. Um design conceitual e diferenciado com o uso adequado das cores pode fazer milagres na imagem do seu produto. Leia nosso artigo sobre o efeito das cores nas marcas aqui. O ideal é que o produto tenha um rótulo e uma embalagem personalizada de acordo com suas características e o local de venda. Mas caso você não possa fazer este investimento no início, também pode personalizar caixas e sacolas prontas com tags e etiquetas personalizadas.

5. Slogan original
Um slogan memorável e criativo ajudará seu produto a se destacar e se tornar inesquecível. Muitas marcas hoje se tornaram sucessos pelos seus slogans. Quem não se lembra da marca que “te dá asas” ou “uma boa ideia”. O slogan deve ter uma linguagem simples e possuir sonoridade e rima. Um slogan é imprescindível se você pretende criar jingles e vinhetas para propagandas em rádio e TV.

6. Site e fan pages
Ter um site é importantíssimo pois, além de divulgar, é onde seus clientes podem obter informações detalhadas do seu produto, locais onde comprar, tirar dúvidas e você pode acrescentar a opção de cadastro, a fim de criar seu próprio mailing list e enviar promoções. Crie também páginas nas principais redes sociais. Leia nosso artigo sobre como usar as redes sociais para divulgação aqui.

7. Divulgação e propaganda
Com a grande abrangência da Internet, o melhor investimento em publicidade é em sites de busca e redes sociais. Para anúncios em jornais e revistas aconselhamos que você faça apenas em mídia especializadas para o segmento do seu produto e seu público alvo.
Envie amostras grátis a pessoas influentes como jornalistas, programas de TV, blogueiros e celebridades.
Além de um evento de lançamento com clientes e imprensa, promova eventos temáticos, concursos, desfiles e divulgue fotos, depoimentos e vídeos nas redes sociais.

8. Estrutura e equipe
Não adianta você pensar em todos os itens anteriores e esquecer da base. Ter uma boa estrutura de produção para atender a demanda do mercado e uma equipe de venda motivada e especializada para atender seus clientes sempre que precisarem é fundamental. O pós venda é tão ou mais importante que a venda em si e muitas empresas perdem clientes por isso. Invista na estrutura da sua empresa e em pessoas comprometidas com seu objetivo.

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