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Como o Facebook pode ajudar sua empresa

Não tem como falarmos de redes sociais sem pensar no Facebook. O Facebook é a rede social mais acessada no mundo! Para onde quer que você olhe tem alguém com um celular curtindo, compartilhando, postando ou cuidando da vida alheia.

Então você pensa: como aproveitar esta abrangência do Facebook para divulgar minha empresa ou meu produto? Ou como conseguir um milhão de curtidas?  Bem, antes de mais nada, você precisa entender as particularidades e diferenças do Facebook  em relação a outras mídias e como divulgar sua marca da maneira correta e eficaz para gerar, além de curtidas,  vendas.

Atualização frequente

Esta é uma das características principais das redes sociais. Diferente de outros canais de comunicação como site, revista, televisão e rádio que não precisam de uma atualização frequente, o Facebook é movido por conteúdo novo. As estatísticas mostram que cerca de 50% de todos os usuários do Facebook verificam a sua página pelo menos uma vez por dia, isto quer dizer que o que foi postando ontem já é passado e eles precisam de um conteúdo novo e atrativo da sua empresa todo dia.

Nem todo mundo tem tempo ou alguém disponível para postar todo dia. Sugerimos que você publique alguma novidade pelo menos uma vez por semana. Pode ser uma foto da sua equipe, um vídeo curto de um evento, um depoimento de um cliente ou um artigo sobre um produto. O importante é sempre postar um conteúdo interessante, divertido e de forma humana.

Voz humana para o seu negócio

Os usuários do Facebook gostam de falar com outras pessoas, não é um negócio impessoal.

Quem administra sua página no Facebook deve ser capaz de escrever de forma humana, real e simpática, usando um estilo que combina com o seu negócio. Expressando em suas próprias palavras, não utilizando linguagem formal ou parecendo um robô.

Não usar o Facebook  para vendas

É isso mesmo. Não use o Facebook para vender. O Facebook  é um espaço social divertido onde as pessoas podem conversar com os amigos, ver fotos, vídeos, fofocar e relaxar. Você precisa participar das conversas, tornar-se parte de uma comunidade e conquistar seus clientes.

Não seja aquela pessoa chata que fica tentando vender a todo custo postando repetidamente anúncios de produtos, slogans publicitários ou promoções.  Estas atitudes podem levar os usuários a deixarem de seguir sua página ou postarem comentários negativos sobre sua empresa.

Não quer dizer que se algum usuário escrever um comentário sobre determinado produto ou serviço você não possa responder. Claro que pode, e deve! Mas com descrição, responda a mensagem e avise que enviará informações detalhadas por email ou mensagem “in box”. Desta forma os outros usuários verão que você respondeu prontamente sem ser inconveniente.

Incentivar comentários e responder rapidamente

Incentive seus seguidores a responder suas mensagens e deixarem comentários sobre a sua empresa ou um tema que é de interesse para eles e para você. Quando um cliente deixar um post, responda rapidamente em até 24 horas. Caso não responda, você poderá enfraquecer a vontade de seus amigos do Facebook em se relacionar com você e eles podem se afastar.

Ter um objetivo e estratégia clara

É importante ter um objetivo claro para o uso do Facebook e uma estratégia de marketing para alcançar esse objetivo. Por exemplo, um pet shop pode decidir que sua meta é aumentar as vendas geradas pelo Facebook em 10% nos próximos 6 meses. Sua estratégia pode incluir:

– Postagens diárias com as fotos de filhotes dormindo ou fazendo traquinagens.

– Publicação de fotos com clientes e seus animais.

– Concurso de animal mais fofo, no qual a escolha é feita pelos usuários usando um código de cupom que possa ser rastreado para Facebook.

– Criar um cenário na loja ou ações nos quais os clientes possam tirar fotos com seus pets e que para recebê-las devem curtir sua página do Facebook.

Definindo uma meta e uma estratégia, você alcançará o objetivo pretendido pelo seu marketing no Facebook e terá uma maneira de medir o seu sucesso.

Use imagens e vídeos

Fotos e vídeos são os elementos cruciais para o Facebook. Use-os com frequência para manter seus amigos atraídos e entretidos. Por exemplo:

– Uma loja de roupas pode postar fotos de novas coleções e dicas de looks.

– Um arquiteto ou designer pode postar fotos do dia-a-dia de uma reforma ou novo projeto.

– Um personal trainer pode postar um vídeo com instruções de como fazer um exercício.

Obter interatividade com ofertas, concursos, jogos, pesquisas, etc. 

As pessoas gostam quando o Facebook é divertido, e quando ele oferece algo que eles não possam obter de outra forma.

A pesquisa mostra que os descontos e brindes são a razão mais popular de um cliente seguir a página do Facebook de uma empresa. Da mesma forma, concursos e jogos podem ser usados para animar a sua página.

O Facebook também pode ser utilizado para pesquisas e enquetes. Se você fizer isso, certifique-se de que as pesquisas são curtas e forneça um link de pesquisa que os usuários podem facilmente clicar, ignorar ou compartilhar com seus amigos.

Divulgue a sua página do Facebook

Promova sua página do Facebook em todo o seu negócio de modo que sua mídia social esteja integrada com métodos de marketing mais tradicionais. Forneça seu endereço de Facebook em seu papel timbrado, cartão de visita, site, loja, anúncios e em sua assinatura de e-mail.

Use o Facebook Insights para aprender mais sobre seus clientes

O Facebook Insights (https://www.facebook.com/insights/), espécie de analytics da maior rede social do mundo, é uma ferramenta indispensável para quem deseja melhorar o desempenho de sua fanpage.

O Facebook Insights pode dizer mais sobre as pessoas que escolhem a sua página. Depois de conhecer as características de seus amigos do Facebook, você pode personalizar suas mensagens e ofertas para atender às suas necessidades e interesses.

Por exemplo, se a maioria de seus amigos do Facebook estão com idade entre 18 e 25 anos, suas ofertas do Facebook podem ser direcionadas para essa faixa etária. Ou, se você é um vendedor on line que não entende seus clientes, você pode ser capaz de obter uma imagem mais clara do que eles pensam e sentem, revendo seus interesses, idades e localização.

Leva tempo para construir bons relacionamentos com os usuários do Facebook, por isso seja paciente. Envolver-se em conversas sinceramente, fornecer conteúdo útil e desenvolver recompensas para clientes fiéis ajuda a desenvolver relações positivas. Invista um pouco do seu tempo e você verá que valeu a pena quando estiver colhendo os resultados.

Esperamos que estas dicas tenham lhe ajudado. Não se esqueça de seguir nossas redes sociais e deixar um comentário.

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