L2 Midia | Marketing sob medida Como usar as redes sociais para divulgar sua empresa
WhatsApp: (11) 97566-1444

Como usar as redes sociais para divulgar sua empresa

As redes sociais ou mídias sociais apresentam grandes oportunidades de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Se você quer divulgar sua empresa com baixo custo elas são uma boa estratégia. As redes sociais são serviços de internet que permite a interação de pessoas e compartilhamento de conteúdo. Muito utilizada por pessoas físicas, recentemente grandes empresas descobriram seu potencial para promover produtos e serviços tornando uma importante ferramenta de Marketing.

Você pode usar uma rede social para:

• promover o nome da sua marca e negócio
• informar os clientes sobre seus produtos e serviços
• descobrir o que os clientes pensam de sua empresa
• atrair novos clientes
• construir relações mais fortes com os clientes existentes.

Vantagens de usar as redes sociais para empresas

• Amplo alcance – a mídia social pode chegar a milhões de pessoas em todo o mundo
• Capacidade de atingir grupos específicos – muitas formas de mídia social (por exemplo, Facebook, Foursquare) permitem que as empresas para atingir grupos específicos, muitas vezes em locais específicos
• Gratuitas ou de baixo custo – muitas formas de mídia social são gratuitas para o negócio e as opções pagas são geralmente de baixo custo
• Pessoais – as mídias sociais permitem que você se comunique de forma pessoal com os clientes individuais e grupos
• Rápidas – você pode distribuir rapidamente as informações para muitas pessoas
• fácil – você não precisa de habilidades de alto nível ou equipamentos de informática para participar de mídia social. A pessoa média com um computador padrão não deve ter dificuldade.

Quais são as principais Redes Sociais?

Cada rede social é diferente e adequadas para diferentes objetivos de marketing e tipos de negócios. As principais redes sociais são:
• Facebook – permite que você tenha conversas com os usuários, sendo possível postar fotos e vídeos, divulgar ofertas, eventos etc.
• Twitter – serviço de “micro-blog”, que permite enviar e receber mensagens curtas de clientes e potenciais clientes
• YouTube – serviço de hospedagem de vídeo on-line que permite que as pessoas compartilham seus vídeos
• LinkedIn – Rede social para profissionais e negócios. Muita usada para encontrar profissionais e empregos.
• Instagram, Pinterest e Flikr – sites que permitem aos usuários armazenar, organizar e compartilhar suas coleções de fotos
• Foursquare – Permite que os usuários publiquem sua localização em tempo real.

Riscos ao usar as redes sociais

Para divulgar sua empresa, produto ou serviço nas redes sociais é preciso ter planejamento e cautela. E mesmo assim algumas situações podem ser inevitáveis como:
• Não obter o retorno esperado sem um planejamento estratégico de marketing você pode perder muito tempo e dinheiro
• Velocidade das informações divulgadas. Muita atenção ao que você publica. Leia e releia antes de postar, informações incorretas postadas acidentalmente podem acabar com a reputação da sua empresa
• Problemas legais, se você não seguir a legislação de privacidade e as leis sobre o spam, direitos autorais e outras questões on-line .
É importante estar consciente destes riscos e ter estratégias para evitá-los.

Se você não estiver familiarizado com as redes sociais, a variedade e as diferentes utilizações pode ser um obstáculo no começo.
Mas vale a pena aprender mais. A maioria das redes sociais são acessíveis e fáceis de usar, e elas podem colocar sua empresa em contato com clientes como nunca antes.